Tópicos Especiais III

Nome: Tópicos Especiais III
Disciplina: Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linhade Pesquisa Dança-Educação.
Área(s) de Concentração:Dança
Carga Horária:45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Discussões e aprofundamentos acerca dos estudos em Dança - Educação, observando a importância da interdisciplinaridade e dos diálogos com investigações de diversos campos do saber. A disciplina busca atravessamentos que permitem reflexões de caráter específico para o campo da Dança, com conteúdos relativos à História da Dança - Educação, Docência em arte e dança e estudos sobre os processos Criativos em dança - educação.

Bibliografia:
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Bertrand, Rio de Janeiro, 1998.
_________. Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN-ARTE. Brasília, 1997. BRASIL.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, 1992. 8ª edição. Editora Paz e Terra.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação e a profissionalização do educador: novos desafios, In: GENTILI, Pablo; SILVA Tadeu (Orgs.) Escola S.A. quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. 4. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/1996. Brasília, 1996.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil, Campinas, Autores Associados, 2007.
STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência – a formação do artista da dança. Papirus, 2006, 1a edição.