Seminários de Pesquisa em Dança

Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Espaço interdisciplinar de apresentação e discussão das pesquisas em andamento, organizado a partir de propostas de estudo para onde deverão convergir os assuntos/objetos de investigação dos alunos inscritos. Aborda a Dança enquanto campo específico do saber e suas diversas conexões inter e transdisciplinares com as demais linguagens e meios de expressão da Arte, assim como também os diferentes campos epistemológicos. A disciplina converge saberes diversificados, advindos das diferentes áreas de atuação dos docentes responsáveis e das propostas de pesquisa dos alunos.

Bibliografia:
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Santa Catarina: Unochapecó, 2009.
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. -- 5. ed. -- São Paulo : Perspectiva, 1998.
DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs- capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34 Ed., 2000.
DORFLES, Gillo. O devir das artes. Tradução de Pier Luigi Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção São Paulo: Martins Fontes, 1999
¬¬ ______________________. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012.
OSTROWER, Fayga, A sensibilidade do intelecto: visões paralelas de espaço e tempo na arte e na ciência, a beleza essencial. Rio de Janeiro : Elsevier, 1998.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RUBIM, Linda (organizadora). Organização e produção da cultura. Salvador, BA : EDUFBA, 2005.