Redes, Conexões e Fundamentos da Dança

Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Redes, Conexões e Fundamentos da Dança
Disciplina Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Poéticas e Interfaces da Dança
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Aprofundamento sobre o pensamento e a prática em rede da Dança com as outras áreas, as conexões transdisciplinares que a atravessam e os fundamentos de sua práxis. Aprofundamento sobre a complexidade da linguagem do movimento e seu desenvolvimento poético.

Bibliografia:
BARTENIEFF, Irmgard Bartenieff. Body Movement: coping with the enviroment. New New York: Routledge, 2002.
KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: Helena Katz, 2005.
LABAN, Rudolf. A Vison of Dynamic Space. London: The Falmer Press, 1984.
LIMA, André Meyer Alves de. A poética da deformação na dança contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Monteiro Diniz, 2004. 153 p.
MOTTA, Maria Alice. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem espistemológica a luz da teoria das estranhezas. Dissertação de Mestrado. Ciência da Arte/ Instituto de Arte e Comunicação Social/Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2006.
MUNDIM, Ana Carolina. Danças Brasileiras Contemporâneas. São Paulo: Annablume, 2013.
MCCAW, Dick. The Laban Sourcebook. New York: Routledge, 2011.
PEREIRA, Roberto; SOTER, Sílvia (Org.). Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1999.
__________________________________. Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000.
__________________________________. Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2001.
PRESTON, Valery. Dancing and Dance Theory. Kent: Scorpion Press, 1979.
SIQUEIRA, Denise. Corpo, Comunicação e Cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Editora Autores Associados, 2006.