Processos de Ensino e Aprendizagem em Dança

Áreas relacionadas: Artes/ Dança
Nome: Processos de Ensino e Aprendizagem em Dança
Disciplina Teórica-Prática
Nível: Mestrado
Obrigatória: Não. Optativa da Linha de Pesquisa Dança-Educação
Área(s) de Concentração: Dança
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum

Ementa: Estudo e reflexões sobre as práticas da Dança e seus processos de ensino aprendizagem no ensino formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e informal (projetos sociais, culturais, etc). A Dança em sua diversidade de práticas, fazeres e metodologias. As metodologias de estruração dos processos criativos em dialógicos com os saberes educativos e somáticos do corpo.

Bibliografia:
BARBOSA, Ana Mae. A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais.São Paulo: Cortez, 2010.
__________________. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BOTELLI Mabel E. A rede rendada: Tecendo a criação coletiva em Dança. Tese. Instituto de BRASIL, Ministério da Educação (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais, (Ensino Fundamental) – Arte. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 17 set. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais, (Ensino Fundamental) – Ética. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 17 set. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio Parte II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 17 set. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Educação para jovens e adultos. Ensino fundamental Proposta curricular 1ºsefmento.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em: 17 set. 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FUSARI, Maria F.; FERRAZ, Maria. H. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 2009.
____ _________. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2006.
MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2012.
STOKOE, Patricia; HARF, Ruth. Expressão Corporal na Pré-Escola. Summus, 1987, Ed. 4.
STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2015.
VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Icone Editora. Ed. 14.