Área de concentração, Linhas de pesquisa e Projetos - PPGEF

Área de concentração: Estudos da motricidade humana

        → Linhas de pesquisa: 1. Atividade física e promoção da saúde; 2. Comportamento motor e biomecânica aplicados à atividade física; 3. Rendimento físico-esportivo; 4. Práticas corporais, esporte e cultura.

                     1. Atividade física e promoção da saúde:

                     Descrição: Investigações, conceituais e metodológicas, sobre as intervenções e práticas, no âmbito do exercício físico, relacionadas à promoção da saúde.

                     Projetos de Pesquisa vinculados à linha Atividade física e promoção da saúde:

                              1.1. Relações entre exercício físico, biomedicina e saúde coletiva:

                                       Docente Responsável: Alexandre Palma de Oliveira

                              Descrição: A prática reduzida de exercícios físicos tem sido associada a diferentes agravos à saúde, tais como, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, obesidade, transtornos psicológicos, entre outros. Estas associações estão baseadas em pressupostos biológicos de causa e efeito, isto é, nas relações causais entre as alterações fisiológicas decorrentes dos exercícios e a provável menor prevalência de doenças. Entretanto, em que pese tais associações estatísticas, ainda é preciso considerar outros aspectos, uma vez que a intervenção profissional da educação física, independente de sua frente de atuação, depara-se com uma totalidade em que confluem aspectos biológicos, sociais e culturais. Neste sentido, as investigações contidas neste projeto tentarão compreender os fenômenos relacionados às práticas de exercícios físicos e suas consequências à saúde humana, considerando diferentes olhares de análise (ciências biológicas, sociais e humanas).

                              1.2. Exercício físico e avaliação cognitivo-motora na doença de Parkinson

                                       Docente Responsável: Clynton Lourenço Corrêa

                              Descrição: Com o envelhecimento da população mundial e, consequentemente, a inversão da pirâmide etária incluindo a brasileira, doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) serão cada vez mais comuns. Dentre as DCNT destaca-se a doença de Parkinson, enfermidade neurodegenerativa, que acarreta sinais e sintomas motores (tremor de repouso, rigidez, instabilidade postural, fraqueza muscular, etc) e não motores (disautonomia, déficits cognitivos, transtornos mentais, etc). Esses sinais e sintomas desenvolvem prejuízos nas atividades de vida diária e qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. Nesse contexto, o estudo de processos avaliativos específicos para essa população é necessário, bem como, a investigação da prescrição de exercícios físicos que possam promover efeitos benéficos nesses indivíduos.

                              1.3. Alterações fisiológicas decorrentes do exercício físico e seus impactos sobre a saúde

                                       Docente Responsável: Fernando Augusto Monteiro Saboia Pompeu

                              Descrição: O consumo de oxigênio bem como o limiar anaeróbio vem sendo utilizado para caracterizar a capacidade aeróbia dos indivíduos. Uma das características de indivíduos não treinados ou não adequadamente adaptados ao treinamento é a fadiga precoce em resposta ao exercício, portanto, a manipulação de variáveis de treinamento, bem como o uso de adaptógenos (moléculas derivadas de alimentos funcionais) pode representar uma importante ferramenta para a treinabilidade e melhoria na qualidade de vida destes indivíduos. Neste contexto, este projeto busca avaliar o efeito do exercício agudo ou crônico, associado ou não ao uso de adaptógenos, sobre parâmetros ergoespirométrico, percepção de fadiga e desempenho físico.

                              1.4. Efeitos agudos e crônicos do exercício físico em pacientes com doenças cardiorrespiratórias crônicas

                                       Docente Responsável: Michel Silva Reis

                              Descrição: As doenças cardiorrespiratórias crônicas são capazes de levar a disfunção muscular periférica. Essa condição representa um dos mecanismos de limitação ao exercício físico e da pobre qualidade das atividades de vida diária dos pacientes. Neste sentido, o presente projeto tem por objetivo estudar os parâmetros fisiológicos que melhor descrevam as condições clinicas dos indivíduos e estratégias terapêutica para melhora do desempenho físico.

                              1.5. Associação entre exercício físico e consumo alimentar e seus impactos na saúde

                                       Docente Responsável: Paula Guedes Cocate

                              Descrição: O estilo de vida sedentário associado com baixo gasto energético diário, e com um padrão alimentar ocidental tem sido relacionado com maior ocorrência de obesidade e desordens metabólicas (ex. altas concentrações sanguíneas de biomarcadores de estresse oxidativo e de citocinas inflamatórias), as quais são potenciais fatores de risco doença cardiovasculares e diabetes mellitus do tipo 2. Por outro lado, indivíduos fisicamente ativos, que realizam treinos de alta intensidade e/ou de longa duração apresentam um elevado gasto energético diário. Estes indivíduos tem necessidade de consumo alimentar balanceado e nutricionalmente adequado para que não ocorram lesões musculoesqueléticas, prejuízos na composição corporal, densidade mineral óssea, entre outros parâmetros relacionados à saúde desse público. Dessa forma, os objetivos do presente projeto são: a) Avaliar o gasto energético diário e o consumo alimentar habitual de populações; b) Associar o gasto energético diário e o consumo alimentar habitual com fatores de risco cardimetabólicos; c) Propor pontos de corte de gasto energético diário relacionado com os desfechos cardiometabólicos; c) Avaliar o gasto energético de repouso de indivíduos altamente treinados e propor equações de estimativas dessa variável para esse público; d) Avaliar o gasto energético total de indivíduos que realizam treinos de alta intensidade e/ou longa duração; e) Avaliar o consumo alimentar de indivíduos que realizam treinos de alta intensidade e longa duração e associar com o seu gasto energético total; f) Associar o balanço energético de indivíduos que realizam treinos de alta intensidade com biomarcadores de lesão muscular, composição corporal, densidade mineral óssea e outros parâmetros relacionados à saúde.

                              1.6. Aspectos psicofisiológicos das atividades físicas sistematizadas associadas com a saúde mental

                                       Docente Responsável: Eduardo Da Matta Mello Portugal

                              Descrição: Alterações no funcionamento do encéfalo influenciam a regulação da periferia, do mesmo modo que alterações na periferia influenciam a atividade mental, o afeto e o comportamento. A Psicofisiologia, que é a ciência que estuda essa comunicação, é de fundamental importância para o entendimento de como o corpo humano responde a diferentes estímulos, o que inclui o exercício físico. Sendo assim, os objetivos do presente projeto serão: a) investigar os determinantes psicofisiológicos do afeto e do comportamento humano; b) investigar as vias de sinalização que comunicam a mente com o corpo; c) analisar os efeitos do exercício em doenças mentais.

                     2.Comportamento motor e biomecânica aplicados à atividade física:

                     Descrição:Investigações sobre os processos de aquisição, processamento e análise de sinais e imagens biológicas no estudo da biomecânica e controle motor.

                     Projetos de Pesquisa vinculados à linha Comportamento motor e biomecânica aplicados à atividade física:

                              2.1. Aspectos comportamentais e neurofisiológicos envolvidos na aprendizagem e controle motor

                                       Docente Responsável: Alair Pedro Ribeiro De Souza e Silva

                              Descrição: Meta principal: examinar os mecanismos que modulam diferentes aspectos do controle e aprendizagem motora, em especial, aspectos relacionados a atenção e memória (explícita e implícita) associados as especificidades do comportamento motor. Investigamos tais processos através de medidas eletrofisiológicas, comportamentais e neuropsicológicas para examinar supostas alterações cerebrais envolvidas nos processos de integração sensório-motora.

                              2.2. Cognição e integração sensório-motora no esporte e exercício

                                       Docente Responsável: Bruna Brandão Velasques

                              Descrição: No âmbito do comportamento motor, a capacidade do indivíduo predizer o erro é uma das formas fundamentais da aprendizagem. Deste modo, os processos cognitivos, tais como atenção, memória e percepção, se tornam mecanismos determinantes na aquisição, execução e controle do movimento. Experimentos utilizando técnicas de mapeamento cerebral têm verificado uma grande sobreposição em áreas corticais entre processos cognitivos e motores. Neste sentido, o presente projeto examina alterações comportamentais e eletrofisiológicas associadas ao processo de aprendizagem e desempenho motor. Em especial, através do uso da Eletroencefalografia Quantitativa (EEGq) é possível investigar supostas modificações plásticas produzidas pela aquisição de padrões motores no esporte e exercício.

                              2.3. Processamento de sinais biomédicos aplicado a variáveis biomecânicas

                                       Docente Responsável: Carlos Gomes de Oliveira

                              Descrição: Este projeto se utiliza da aplicação de métodos processamento digitais aos diversos sinais e imagens relacionados à biomecânica do movimento humano de indivíduos saudáveis, atletas ou com comprometimentos físicos que geram disfunções motoras, objetivando prover meios quantitativos para avaliar mecanismos que causam, regulam e controlam os movimentos de indivíduos saudáveis, atletas ou pacientes durante e/ou após processo de reabilitação/treinamento por meio de exercício físico. Os sinais e imagens são provenientes de variáveis extraídas de curvas de cinemática e cinética obtidas de isocinéticos, de modelos de dinâmica inversa, de eletromiografia, de imagens de ultrassonografia, elastografia, de plataforma de força e outros instrumentos de avaliação biomecânica do movimento. Incluem-se métodos de análise multivariada com vistas à classificação e/ou identificação de padrões dos sinais investigados.

                              2.4. Propriedades biomecânicas e padrão de ativação da unidade músculo- tendínea: adaptações mecânicas e neurofisiológicas ao exercício físico

                                       Docente Responsável: Liliam Fernandes De Oliveira

                              Descrição: Este projeto trata do estudo das propriedades biomecânicas da UMT para o entendimento das: alterações mecânicas, como o índice de rigidez e o módulo de cisalhamento; e do padrão de ativação neuromuscular; como distribuição do centróide de ativação, taxa de disparo e recrutamento e velocidade de condução do potencial de ação, em resposta aguda, subaguda ou crônica ao exercício, contribuindo para a avaliação da efetividade dos programas de condicionamento físico para saúde, esporte e reabilitação. São utilizadas técnicas avançadas de imagem como a elastografia supersonic shear imaging, além de técnicas eletrofisiológicas como a eletromiografia de alta densidade.

                              2.5. Avaliação biomecânica e neurofisiológica do controle postural

                                       Docente Responsável: Luis Aureliano Imbiriba Silva

                              Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende estudar como os aspectos biomecânicos e neurofisiológicos participam dos mecanismos de controle dos movimentos e da postura, visando entender os processos normais e patológicos. Além disso, pretende-se investigar as implicações práticas nos contextos clínicos e desportivos em diferentes populações: idosos, crianças, adolescentes, deficientes visuais, atletas, etc.

                              2.6. Estudo da estrutura e função do tecido musculoesquelético como consequência aguda, subaguda e crônica do exercício

                                       Docente Responsável: Thiago Torres da Matta

                              Descrição: Este projeto visa estudar mecanismos associados à biomecânica muscular que explicam as possíveis alterações na função musculoesquelética por diferentes tipos de exercícios físicos e suas consequências agudas, subagudas e crônicas em pessoas treinadas, destreinadas, atletas e portadores de patologias osteomioarticulares. As variáveis da arquitetura muscular e diferentes análises de textura serão estudadas por processamento de ultrassonografias modo-B através de aquisição de imagens no modo panorâmico e tradicional, longitudinalmente e transversalmente à fibra e/ou ao músculo esquelético. Medidas de forças, torques e potência muscular serão avaliados por dinamômetro isocinético, célula de carga e plataforma de força e salto para melhor entender as aplicações das intervenções na função muscular.

                     3.Rendimento físico-esportivo:

                     Descrição:Congrega investigações sobre os aspectos que influenciam o rendimento físico-esportivo e suas relações com o planejamento, desenvolvimento e controle do treinamento

                     Projetos de Pesquisa vinculados à linha Rendimento físico-esportivo:

                              3.1. Desempenho técnico-tático e psicofisiológico em esportes e lutas

                                       Docente Responsável: Bianca Miarka

                              Descrição: Esse projeto propõe realizar investigação sobre aspectos que influenciam o rendimento técnico-tático, físico-esportivo e suas relações com o planejamento, desenvolvimento e controle do treinamento, utilizando para isso o implemento de análises multifatoriais descritivas e experimentais em esporte e lutas. Esse tipo de estudo objetiva compreender interações entre fatores determinantes para performance. Para isso, haverá investigação descritiva sobre o desempenho técnico-tático associado com aspectos psicofisiológicos com inferências sobre o possível efeito de situações competitivas, avaliações, treinamentos, intervenções e tratamentos em atletas e praticantes recreativos. Nessa parte do estudo, a descrição auxilia no desenvolvimento e validação de tecnologias e inovações científicas. Enquanto, em um segundo momento, o projeto visa realizar análises multifatoriais em experimentos sobre desempenho técnico-tático e avaliações psicofisiológicas. Para isso, fatores determinantes são manipulados e existe controle de variáveis e observações sobre a interação de mais de dois fatores independentes. Isso auxilia na verificação do efeito da variação e interação das variáveis dependentes, concomitantemente à manipulação dos fatores que influenciam o rendimento-físico esportivo. Partindo do pressuposto que o rendimento físico-esportivo é multifatorial, o presente projeto mostra como objetivos i) Realizar estudos multifatoriais descritivos-observacionais sobre o desempenho técnico-tático associado com aptidão física, aspectos fisiológicos e/ ou psicológicos em esportes ou lutas; ii) Desenvolver tecnologia e inovação através da criação e validação de novos instrumentos e modelos conceituais para avaliar desempenho técnico-tático, aptidão física, aspectos fisiológicos e/ ou psicológicos em esportes ou lutas, e; iii) Fazer experimentos que envolvam mais de dois fatores independentes com controle e manipulação de intervenções para determinar o efeito sobre o rendimento físico-esportivo e psicológico em esportes ou lutas.

                              3.2. Efeito do treinamento no processo de adaptação e rendimento esportivo em atletas de esportes aquáticos

                                       Docente Responsável: Guilherme Tucher

                              Descrição: O adequado processo de adaptação e rendimento esportivo de crianças e jovens atletas praticantes de esportes aquáticos é consequência do inter-relacionamento de variáveis inerentes ao seu crescimento, desenvolvimento e maturação associados com os efeitos motores, fisiológicos, emocionais e sociais relativos à demanda do treinamento e da competição. Apesar dos estudos existentes na literatura, conhecimentos específicos sobre a adaptação e rendimento esportivo de crianças e jovens atletas engajados no treinamento de esportes aquáticos precisam ser produzidos. Assim, os objetivos deste projeto são: a) acompanhar as alterações hidrodinâmicas, motoras, fisiológicas, emocionais e sociais nas diferentes etapas de preparação no curto, médio e longo prazo; b) propor ferramentas de controle e avaliação que possam ser utilizadas na melhor prescrição do treinamento e na predição do desempenho; e c) medir e avaliar o efeito da utilização de equipamentos de treino (palmar, nadadeira, paraquedas, elástico) específicos ao ambiente aquático.

                              3.3. Avaliação do desempenho e manipulação das variáveis do treinamento de força e potência muscular

                                       Docente Responsável: Humberto Lameira Miranda

                              Descrição: O Treinamento de força e potência tem aumentado a sua popularidade em academias e clubes, se mostrando efetivo para a melhoria da saúde, desempenho esportivo, assim como para uma maior funcionalidade e vigor diário. Diversas organizações mundialmente conhecidas como por exemplo o American College of Sports Medicine, tem reconhecido este treinamento como forma efetiva para alcançar esses objetivos baseados na literatura científica. Entretanto, ainda existe muita contradição em relação aos efeitos agudos e crônicos do treinamento quando submetidos a diferentes modelos e métodos de treino para se desenvolver força e potência muscular. Sabe-se que a correta manipulação dessas variáveis pode otimizar os ganhos a serem alcançados e também evitar lesões a médio/longo prazo. Em função das divergências encontradas na literatura, este projeto de pesquisa busca observar e adicionar novidades à literatura, proporcionando uma melhor compreensão para os profissionais dessa área, facilitando a prescrição deste treinamento para indivíduos saudáveis e atletas de forma segura e eficiente.

                              3.4. Efeitos da manipulação das variáveis metodológicas do treinamento físico em atletas e não atletas

                                       Docente Responsável: Ingrid Bárbara Ferreira Dias

                              Descrição: A prática de exercícios físicos tem sido recomendada como uma das principais intervenções não-farmacológicas para a prevenção e/ou tratamento de doenças/condições especiais. Dada a complexidade e importância do fenômeno supracitado, torna-se imprescindível oferecer condições para que os profissionais atuem nesta área com segurança. Portanto, o objetivo do projeto é verificar o efeito imediato, de curto e/ou longo prazo, da manipulação das variáveis metodológicas do treinamento físico sobre as adaptações fisiológicas de populações em fases especiais da vida (adolescentes, idosos e gestantes); e com determinadas condições clínicas (doenças hepáticas, obesidade, hipertensão, entre outras).

                              3.5. Respostas cardiovasculares, neuromusculares, neuromotoras, hemodinâmicas e hormonais aos métodos de treinamento.

                                       Docente Responsável:Jefferson da Silva Novaes

                              Descrição: O ACSM (2011) coloca a força, a resistência muscular localizada, a flexibilidade, a potência aeróbia, as valências neuromotoras e a composição corporal como os componentes importantes da aptidão física, devendo estes estar embutidos em qualquer programa de atividade física. Contudo, ainda existe pouca evidência na literatura sobre as respostas cardiovasculares, neuromusculares, neuromotoras e hormonais decorrentes da aplicação de determinados métodos de treinamento. Neste sentido, os objetivos deste projeto são: a) verificar o efeito agudo e crônico de diferentes métodos de treinamento de força com oclusão vascular, (antes (PCI), durante e depois de uma sessão de treino) nas respostas cardiovasculares, neuromusculares, neuromotoras, metabólicas, hemodinâmicas e hormonais em diferentes populações e b) verificar o efeito agudo e crônico de diferentes tipos de alongamento, da liberação miofacial e da combinação do alongamento com o treinamento de força nas respostas cardiovasculares, neuromuscular, neuromotoras, metabólicas, hemodinâmicas e hormonais em diferentes populações.

                              3.6. Propriedades das variáveis biofísicas e genéticas da criança ao adulto

                                       Docente Responsável: José Fernandes Filho

                              Descrição: Este projeto estuda as qualidades físicas básicas, as caracteristicas dermatoglíficas, o poliformismo genético, a antropometria, a somatotipia, a síndrome metabólica, variáveis bioquímicas, para a avaliação, controle e prescrição do exercício físico em portadores de deficiências, obesos e obesos mórbidos, atletas olímpicos e paralímpicos.

                              3.7. Manipulação das variáveis metodológicas do treinamento de força no rendimento físico

                                       Docente Responsável: Roberto Fares Simão Junior

                              Descrição: Muitas condutas diferenciadas para a prescrição do treinamento de força (TF) podem ser utilizadas e aplicadas, com base na investigação científica. Por um lado, isso contribuiu com o acúmulo de informações que melhoraram sensivelmente a prescrição. De outra parte, porém, a quantidade de pesquisas levou a resultados por vezes conflitantes e, com frequência, depara-se com propostas questionáveis e evidências pouco conclusivas em relação às variáveis da prescrição. De fato, a manipulação do TF é apontado como método efetivo para aumento da força, hipertrofia muscular, resistência e potência muscular. Os benefícios a ele atribuídos, porém, dependem de uma série de variáveis, necessários para alcançar os objetivos almejados. No entanto, os padrões de prescrição podem variar sensivelmente, de acordo com as diferenças individuais (atletas, não atletas, crianças, adolescentes, idosos, saudáveis e não saudáveis) os e objetivos. É importante, portanto, conhecer a influência relativa de cada uma das variáveis que compõem a organização de uma sessão de TF. O problema é que essas variáveis são muitas. Intensidade das cargas, número de repetições e séries, intervalos de recuperação, ordenação dos exercícios, velocidade de execução e estado de treinamento do praticante. Dessa forma, o objetivo deste projeto é verificar a influência das variáveis metodológicas do TF sobre aspectos do rendimento físico esportivo do ser humano.

                              3.8. Danos musculares e sistêmicos em resposta ao exercício

                                       Docente Responsável:Verônica Salerno Pinto

                              Descrição: O treinamento necessita de uma combinação ótima entre estímulo e repouso. Porém, muitas vezes o treinamento excessivo, associado a períodos competitivos que se sobrepõem em determinadas modalidades esportivas pode levar a um estado de overtraining, gerando alterações deletérias à saúde e desempenho do atleta. O exercício físico é um potente indutor de microlesões teciduais que estão altamente correlacionadas com a intensidade de trabalho e podem evoluir para lesões mais graves. No âmbito esportivo, dentre as principais causas de inatividade e incapacidade estão as lesões musculares. O aumento das demandas metabólicas durante o exercício leva agudamente a produção de radicais livres (RL). Atividades de longa duração e alta intensidade, assim como o treinamento de força podem levar a danos celulares em função do aumento excessivo de RL. O aumento de RL associados à lesão celular podem diminuir a performance aeróbia e de desenvolvimento de força em indivíduos saudáveis. O conhecimento sobre a correlação entre os danos musculares e sistêmicos além da avaliação dos processos de lesão muscular comparados a produção de RL e aos diferentes volumes de treinamento são de fundamental importância para manipulação do treinamento de indivíduos saudáveis. Além disso o uso de adaptógenos (moléculas derivadas de alimentos funcionais) podem representar uma importante ferramenta para a treinabilidade, pois estas podem modular importantes vias metabólicas. Os objetivos deste projeto são: a) desenvolver novos métodos de quantificação e tratamento de lesões musculares induzidos por estresse mecânico b) avaliar o desequilíbrio redox sistêmico e dano celular gerado em diferentes modalidades desportivas e sua interferência na performance; b) avaliar como diferentes padrões do treinamento de força e potência afetam a produção de RL, marcadores de lesão e consequentemente o desenvolvimento de força; c) avaliar o efeito do exercício agudo ou crônico, associado ao não ao uso de adaptógenos, sobre o desempenho físico e marcadores bioquímicos de estresse metabólico e lesão celular.

                     4.Práticas corporais, esporte e cultura:

                     Descrição:Investigações sobre práticas corporais e manifestações do esporte, a partir das perspectivas socioculturais, pedagógicas e filosóficas.

                     Projetos de Pesquisa vinculados à linha Práticas corporais, esporte e cultura:

                              4.1. Gênero, sexualidades e estudos queer na educação física e no esporte

                                       Docente Responsável: Erik Giuseppe Barbosa Pereira

                              Descrição: Objetivo: Investigar e discutir as relações, representações e identidades de gênero, de sexualidades e queer no espaço escolar e no ambiente esportivo. Com base nas discussões, pretendemos contribuir para o debate ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades e feminilidades e suas repercussões na mídia, nas instituições sociais, nos espaços públicos, religiosos, acadêmicos e nos esportes convencionais e não-convencionais.

                              4.2. Usos do corpo na educação física e esporte

                                       Docente Responsável: Sílvia Maria Agatti Lüdorf

                              Descrição: Estudo das práticas corporais em diferentes espaços, tempos e públicos, e de suas inter-relações com a educação física e o esporte, a partir de perspectivas socioculturais, pedagógicas, históricas e filosóficas.

                              4.3. Produção de conhecimento em educação física e esporte

                                       Docente Responsável:Sílvia Maria Agatti Lüdorf

                              Descrição: Estudo das questões afeitas à produção de conhecimento em educação física, esporte e lazer, envolvendo os processos, produtos e implicações para o campo.

                              4.4. As Práticas corporais, cultura do movimento humano e suas relações com os campos sociais

                                       Docente Responsável: Sílvio de Cássio Costa Telles

                              Descrição: Tem por finalidade investigar as relações entre o corpo simbólico e a sociedade. Se debruça sobre as transformações históricas e os processos sociais que interferiram e interferem nas representações sobre o corpo, em especial no decorrer do processo civilizatório e na contemporaneidade. Desse modo, as investigações recaem sobre as relações entre corpo e: tecnociência; bioascese; gênero; sexualidade; saúde; consumo; esporte; e lazer. Procura-se, portanto, compreender os comportamentos e as percepções sobre o corpo e as práticas corporais, sujeitos aos variados códigos culturais vigentes nos mais diversos grupos sociais. Se relaciona intimamente com variados campos de estudo, como a educação, a história, os estudos culturais, a saúde coletiva e outros relacionados a uma sociologia

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