Laboratório de Imagem Criação e Dança - LICRID

1. Histórico

O Laboratório de Imagem Criação em Dança (LICRID) foi criado junto com a implantação do curso de Bacharelado em Dança em 1994, para atender a demanda de uma das duas áreas de aprofundamento do curso. Sendo a dança uma arte etérea e instantânea que carece do registro da imagem para se tornar matéria de estudo, a conexão entre estas duas áreas de saber mostrou bastante profícua, permitindo uma grande produção de material artístico e didático, que está preservado no Laboratório.

Além disso, o LICRID possui um acervo das produções de dança em vídeo de grandes companhias de dança que servem de material para os alunos assistirem e pesquisarem.

Após uma primeira fase em que o Laboratório era equipado com ilha de edição de corte seco, foram adquiridos equipamentos para montagem e edição digital. Essa mudança ampliou as possibilidades de produção e, com a implantação das disciplinas Cinema e Dança A, B e C, as produções em vídeo tornaram-se usuais no contexto das aulas.

Hoje, dois projetos são desenvolvidos a partir das propostas iniciais do LICRID: o projeto Difusão e popularização da ciência através da arte coreográfica, sob a coordenação do professor André Meyer e o projeto PECDAN - Pesquisa em cinema e dança, sob a coordenação da professora Katya Gualter.

2. Atividades desenvolvidas

a) Desenvolvimento de projetos de pesquisa e de suporte para em projeto na área de dança e vídeo
b) Produção de trabalhos científicos;
c) Organização de atividades acadêmicas e eventos.

3. Coordenação

Prof. André Meyer

4. Contato

Endereço eletrônico: meyeralves[ARROBA]msn.br   ou   bach-d[ARROBA]eefd.ufrj.br
Localização: UFRJ - Prédio da EEFD - Campus da Ilha do Fundão
                    Escola de Educação Física e Desportos -  Próximo ao Departamento de Arte Corporal
                    Avenida Carlos Chagas Filho, 540.
                    Cidade Universitária- R.J.- CEP: 21941-599