Laboratórios de Dança, Performance e Performatividades

Créditos: 2
Pré-requisito: Nenhum
Ementa:

A pesquisa experimental de práticas performativas na criação, recriação e ressignificação do movimento em diferentes processos de improvisação a partir do Sistema Laban e dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. A descoberta e diversificação de possibilidades criadoras do corpo a partir de enfoques temáticos gerados pela conexão entre os agentes de variação do movimento, do espaço, da forma, da força e do tempo.

Bibliografia:
ARHEIM, Rudolf. Visual Thinking. Berkeley: University of California Press, 1969.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BLOM, Lyne; CHAPIN, Tarin. The intimate act of coreography. Pittsburgh: Pittsburg University Press, 1982.
PEREIRA, José Paulo Baeta. A improvisação integral na dança. Campinas: Medita, 2014.
GOLDBERG, RoseLee. Performance Art. New York: World Art Series, 1996.
LABAN, Rudolf; LAWRENCE, F. C. Effort.London: UnwinBrothresLimited, 1965.
MEYER, André. A Poética da Deformação na Dança Contemporânea. Rio de Janeiro: Monteiro Diniz, 2004.
MIRANDA, Regina. Corpo-espaço:aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimentos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro, Campus, 1996.
RENGEL, Lenira. Os Temas de Movimento de Rudolf Laban. São Paulo: Annablume, 2008.