I Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ

­O Seminário foi inaugurado em novembro de 2003, com total apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ (PR-1). O I Seminário Interno do Departamento Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da  Universidade Federal do Rio de Janeiro ,foi organizado em dois módulos e períodos diferenciados (2003 e 2004, respectivamente). O público participante chegou a, aproximadamente, 300 pessoas em cada módulo, entre alunos, funcionários e professores de Dança, Educação Física, Direção Teatral, Cinema, Vídeo, Filosofia, Arquitetura, Sociologia e Medicina, de diversas unidades da Universidade e instituições externas.

Os professores substitutos Leonel Brum (2003) e Eliane Santos Souza (2004) foram os produtores culturais deste evento, organizado como um bloco de atividades da disciplina obrigatória Produção Cultural em Dança, com a participação efetiva dos alunos do Curso de Bacharelado em Dança da UF­RJ.

Os trabalhos foram apresentados na forma de comunicações científicas e publicados nos Anais do I Seminário CONHECENDO E RECONHECENDO A DANÇA NA UFRJ, uma tiragem de 3000 exemplares, com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ (PR-1).

O apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ à publicação desses Anais permitiu que, pela primeira vez, o Departamento de Arte Corporal compartilhasse com o corpo social brasileiro as produções teóricas acerca da dança, o que se constituiu uma grande motivação para o aluno, especialmente da graduação em dança, a investir no campo da criação artística, buscando estabelecer relações dialógicas entre a Arte e a Ciência, na elaboração de trabalhos escritos.

O I Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ se configurou um marco histórico, congregando, com ineditismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, as reflexões teóricas acerca da dança, principalmente, dos alunos desta graduação.