O Seminário de Graduação em Dança da UFRJ

A dança enquanto área de pesquisa e produção artística já alcançou reconh­ecimento no cenário nacional e está, assim, sedimentando-se em espaços próprios de difusão artística e cultural, através, p­rincipalmente, da exposição de trabalhos práticos.

Entretanto, as opções de eventos que promovam reflexões e debates teóricos, a partir de resumos, artigos, dissertações e teses acerca das práticas corporais de criação em dança ainda se apresentam muito tímidas no Brasil, apesar de constatarmos que eventos de difusão científica vêm sendo estimulados na área da dança, mais incisivamente, nos últimos 10 anos.

Como exemplos de ações recentes de incentivo à pesquisa e difusão científica na área da dança citaremos, a seguir, alguns eventos sediados no município do Rio de Janeiro.

Os I, II e III Encontros Transdisciplinares de Pesquisa em Dança firmaram uma parceria entre a UFRJ - Programa de Graduação em Dança, a UFBA - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFBA) e a Prefeitura do Rio de Janeiro - Secretaria das Culturas, e foram realizados no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, nos períodos de 08 a 10 de agosto de 2004, 14 a 16 de agosto de 2005 e 19 a 22 de outubro de 2006, respectivamente.

Os I e II Encontros Internacionais de Dança e Filosofia foram realizados no SESC Copacabana, em setembro, respectivamente de 2005 e 2006, e firmaram uma parceria entre a UNIRIO / Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, o SESC e a UniverCidade / Programa de Graduação em Dança.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UniverCidade e a Faculdade Angel Vianna promoveram, com ineditismo, o I ENCONTRO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DANÇA DO RIO DE JANEIRO, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no período de 04 a 08 de outubro de 2006.

Podemos observar, então, que os eventos supracitados possuem indicadores que revelam a necessidade de multiplicarmos, de modo seqüencial e contínuo, os encontros promotores da produção e difusão científica da dança, em particular, no Rio de Janeiro.

Neste sentido, torna-se fundamental a criação de eventos que aprofundem o debate teórico sobre a dança e demais temas a ela relacionados, solidificando esta línguagem artística como um campo de pesquisa transdisciplinar, atendendo assim, a uma necessidade desta área de conhecimento em processo de consolidação na Academia do Ensino Público Superior Brasileiro.

Buscando preencher essa lacuna, foi criado o Seminário CONHECENDO E RECONHECENDO A DANÇA NA UFRJ. O projeto apresenta uma proposta de realizar, anualmente, seminários internos na Escola de Educação Física , reunindo as produções acadêmicas promotoras de debates teóricos acerca das vivências corporais, desenvolvidas nos programas de dança que integram ensino de graduação, o ensino de pós-graduação e a extensão da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Como uma forma de registrar graficamente os trabalhos apresentados nos Seminários, a publicação anual dos Anais imprime sobre o evento um caráter público, de socialização do pensamento acadêmico e das pesquisas dos professores, funcionários e alunos do Programa de Ensino e Criação em Dança da UFRJ. Com a publicação e distribuição gratuita dos Anais, pretendemos alcançar a população da dança e áreas afins de todo o cenário nacional, difundindo assim, em larga escala, a dança criada e produzida na UFRJ.

O evento é aberto à comunidade em geral (interna e externa à UFRJ),  e destinado aos diversos setores da sociedade que se interessam pela dança enquanto espaço de pesquisa e área de produção de conhecimento. A entrada é franca.