Avisos

Graduação em Teoria da Dança

O curso Teoria da Dança é o primeiro do Brasil e da América Latina que tem o objetivo de formar pesquisadores, historiadores e críticos da dança em suas diversas manifestações, desde as étnicas até as teatrais em diversas épocas, sobretudo focalizando a dança no Brasil. Assim, uma visão crítica do panorama da dança em seus universos plurais pretende produzir uma análise dos contextos sociais, históricos, estéticos e culturais. Contextos que propiciam ao profissional formado em Teoria da Dança desenvolver suas potencialidades, sintonizado com as demandas sempre crescentes da arte na sociedade. Desse modo, o aluno vivenciará uma grande variedade de disciplinas, com técnica da dança, história da arte e da dança, teatro e música, crítica da dança, antropologia e dança, escrita para dança, pesquisa em dança etc. As disciplinas possibilitam pensar o fazer estético das artes corporais.

Com o intuito de articular o ensino e áreas artísticas, culturais e de pesquisa o curso contribui para a capacitação profissional e consequente melhoria da produção intelectual no campo da dança, sobretudo nas instituições e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento cultural nacional.

A duração do curso é de quatro anos em horário noturno. Não há a necessidade de realização do teste de habilidade específica no vestibular, democratizando o acesso à dança. Para completar a formação, o aluno realizará estágios em centros culturais, museus e teatros.

Reconhecimento: Processo de autorização (200912843) concluído em 21/09/2010. Autorização dada pelo artigo 28º, decreto nº 5773 de 09/05/2006
Vagas oferecidas: 20 N
Duração recomendada: 8 segmentos