Ciclo de Cinema, Cultura e Identidade

O Ciclo d­e Cinema, Cultura e Identidade tem o objetivo de suscitar a discussão sobre o potencial pedagógico e instrumental do cinema. Este even­to é realizado pela Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, através de seu Núcleo de Estudos Cultura e Sociedade em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

O projeto surgiu através de reflexões sobre a dinâmica do desenvolvimento da cultura popular na contemporaneidade, como esta tem se relacionado com as pressões ideológicas e materiais do sistema e como estas mudanças têm influenciado a formação das identidades culturais no Brasil. Além disto, busca-se solidificar o papel do etno-pesquisador no campo que se convencionou chamar Animação Cultural.

O Ciclo se realiza sob o seguinte formato: após a escolha de um tema que proporcione reflexão relevante acerca da realidade cultural brasileira, realiza-se uma ampla pesquisa cinematográfica destacando que assuntos podem ser relacionados ao tema da mostra através do filme. Faz-se, então, o convite aos debatedores que orientarão as discussões após as exibições.

Este projeto baseia-se no cinema, pois se percebe neste a possibilidade de ampliação do alcance da discussão com a contribuição de opiniões e vivências oriundas de outros campos do saber.

Tem-se a convicção da possibilidade de, através da análise cultural de nosso cotidiano, compreender aspectos que são fundantes em nossa sociedade. Pretende-se, desta forma, contribuir para a formação de indivíduos capazes de traçar análises críticas de nossa cultura no sentido de inverter a correlação de forças sociais em prol daqueles que cotidianamente mantém vivo o ser brasileiro.