Memória Corporal da Cultural Afro-Brasileira

1- Apresentação
O projeto Memória Corporal da Cultural Afro-Brasileira, criado em 2004, constitui um núcleo que se destina a investigar a corporeidade e a simbologia presente na tradição religiosa do candomblé que é preservada por determinadas comunidades sociais portadoras de certos saberes. O projeto, através de diferentes encenações coreográficas, aborda diversos aspectos encontrados neste complexo sistema religioso, que faz parte da memória sócio, histórico e cultural do povo brasileiro.

2- Objetivos

• Promover o encontro e o diálogo da cultura erudita com a cultura popular brasileira.
  • Formar uma platéia plural que vá além do público tradicional da dança contemporânea e incorpore também os interessados pela cultura afro-brasileira.
  • Dinamizar o intercâmbio artístico cultural entre a universidade e a comunidade em geral.
  • Pesquisar e desenvolver procedimentos, técnicas e fazeres que auxiliem o intérprete a produzir energia e alterar a sua corporeidade cotidiana em um  “corpo cênico dilatado”, em um corpo extracotidiano.
  • Montagem e encenação de espetáculos coreográficos, elaboração de texto, registro fotográfico e de vídeo.
  • Apresentação dos resultados da pesquisa em teatros, mostras, congressos, fóruns, encontros e outros.
  • Contribuir com a disseminação da cultura afro-brasileira.

3- Metodologia:
Entendemos no projeto, o candomblé, como uma fonte inesgotável de inspiração para criação da imaginação, da sensibilidade e da inteligência que se exprimem em obras de arte e em obras de pensamento. Essas ações da imaginação, da sensibilidade, da inteligência e por não dizer da memória, também são acionadas nos sujeitos sociais, na medida em que lhes é assegurada o direto de acessar as obras culturais.
Pesquisamos, refletimos e poetizamos a arte sacra negra, que combina, de forma própria, dramatização, danças, músicas, poemas, código de cores, emblemas, esculturas, vestuários, mitos e espaços sagrados e profanos.
O Projeto, através de criações como o Girakandombe, busca incentivar a prática da produção artística, utilizando a dança como ferramenta de linguagem, e oferecendo a sociedade a oportunidade de entrar em contato com relevantes discussões propostas nos espetáculo. Estas discussões fazem com que haja uma relação entre apoiadores, espectadores e o trabalho de uma forma geral promovendo um diálogo fértil sobre as questões que emergem na contemporaneidade acerca do corpo.