Dança de Salão: Tradição e Modernidade na Cena Contemporânea

1- Apresentação
Este projeto se propõe a investigar e analisar experiências estéticas realizadas nos espaços de dança de salão, partindo da idéia de que os atores sociais dos bailes experimentam esses espaços populares como “palcos da vida”.

2-Objetivos
Reconhecer os espaços populares de dança como importantes espaços de produção de sentido e significado, amplia a compreensão de que as artes (no caso especificamente a dança), exercem um papel essencial na transformação da nossa sociedade. Acreditamos que no campo da cultura  podem se desenvolver novos valores, e nesse contexto, entendemos que há necessidade emergente de canais de mediação entre universidade-conhecimento-arte-sociedade, seja através de intervenções diretas ou através de pesquisas teóricas e artísticas.

3- Metodologia
Acreditamos que todos colocam em cena valores, desejos e prazeres centrais de suas formas de viver. Assim, a realidade vivida e o salão de dança estabelecem uma relação direta de continuidade, transformando-se nesse contexto num campo fundamental de produção viva de cultura. A iniciativa de realizar esta pesquisa sobre o “palco do cotidiano”, surgiu pela necessidade de melhor compreender o cenário e os diferentes sentidos e significados da performance da dança de salão, enquanto expressão cultural, para jovens e idosos: atores sociais da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido encaminhamos as seguintes linhas de investigação:
a) Dança de salão e meios de comunicação: um olhar sobre a influência da televisão;
b) Relações de gênero: uma investigação sobre o atual papel das damas nos bailes de dança de salão;
c) Dança de salão: novas configurações do campo;
d) As novas configurações dos espaços de dança de salão: espetáculos do palco da vida.

4- Equipe:
Coordenação: Profa. Ms. Maria Inês Galvão Souza
Pesquisadores: Profa. Ms. Maria Inês Galvão Souza, Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, Jessyca Monteiro Ferreira, Helena Anastácia Garritano de Oliveira, Camila do Amaral Gomes.

5. Contato:
Endereço eletrônico: inesgalvao[ARROBA]oi.com.br
Página do projeto:   www.anima.eefd.ufrj.br/danca/
Localização: UFRJ - Prédio da EEFD - Campus da Ilha do Fundão
                   Escola de Educação Física e Desportos
                   Departamento de Arte Corporal
                   Avenida Carlos Chagas Filho, 540.
                   Cidade Universitária- R.J.- CEP: 21941-599