Estrutura Bacharelado em Dança

Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ
 

O curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criado em 1994, constituindo-se num dos quatro cursos públicos de graduação em dança no Brasil. Teve seu reconhecimento pelo MEC através da portaria n° 321 de 31/01/2006 D.O.U 31/1/2006.

Seguindo a linha de pesquisa iniciada pela Professora Helenita Sá Earp, o curso tem como marco conceitual os “Fundamentos da Dança”, estudo elaborado por esta professora que implantou a dança na EEFD pelos idos dos anos 40. Fugindo de uma fragmentação do movimento em modelos pré-construídos, a teoria de Earp busca pesquisar a exaustão, as possibilidades corporais, visando à poética da criação pela fluidez de um corpo livre. Seguindo parâmetros da física (movimento, espaço, forma, tempo e dinâmica), a dança é vista como o “resultado da precisão da ciência, da beleza da arte e da filosofia da educação”.

No currículo do curso de bacharelado em dança da UFRJ, o aluno vivencia esse estudo através de aulas práticas de técnica, laboratórios de movimento, de coreografia e oficinas pedagógicas, buscando promover uma reflexão teórica em torno das práticas corporais. Os alunos investigam também, as relações com outras linguagens (Artes Plásticas, Filosofia, Música, Literatura, Teatro, Folclore, Cinema, Ginástica artística e Acrobacia). O curso possuiu, inclusive, um rol de disciplinas ligadas ao estudo da estrutura e funcionamento do corpo humano como anatomia, fisiologia e cinesiologia, que orientam o estudo do movimento a partir da unidade anatômica.

Ao final do curso, os alunos devem optar por um trabalho de conclusão, entre dois aprofundamentos possíveis: um que se situa na área de Interpretação e Coreografia, com elaboração de um memorial; outro na interseção da dança com a linguagem do vídeo e do cinema, com elaboração de uma monografia e um vídeo.

O curso tem carga horária total de 3195 horas, sendo necessário cumprir estágio nos dois últimos períodos. O seu funcionamento é no período noturno, de 18:10h às 21:50h e sábados de 9:00h às 12:30h.

As linhas de pesquisa são desenvolvidas através de quatro laboratórios – Laboratório de Vídeo-Criação em Dança, Laboratório de Música e Movimento, Laboratório de Dança-Educação e Laboratório de Pesquisa e Criação Coreográfica – e de quatro Programas - Programas Interdisciplinares de Iniciação e Profissionalização Artística: Companhia Folclórica do Rio-UFRJ e Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp; Programa Interdisciplinar de Experimentação Didática e Artística em Dança/ Dança-Educação; Programa Dança nas Manifestações Populares Urbanas; e Programa A Dança Nas Vertentes Culturais Brasileiras.

O curso promove anualmente o evento “Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ”, seminário que integra e difunde as pesquisas realizadas pela sua comunidade acadêmica.

Com a difusão da Dança no Brasil e no Rio de Janeiro principalmente, os espaços estão se ampliando para os profissionais de dança. Hoje, além das academias e clubes, diversos projetos sociais incluem a dança como atividade fundamental. Além de novas companhias de dança que surgem, a cada ano vão sendo solicitados mais profissionais para atuarem em Escolas de Samba, conjuntos musicais, produções de cinema, teatro, TV, entre outros.

O Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ é coordenado e desenvolvido pelo Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos. A instituição está localizada na Cidade Universitária-Ilha do Fundão/Centro de Ciências da Saúde. Existem cinco salas para aulas práticas e 12 para aulas expositivas, sala de vídeo, além do auditório Maria Lenk e os espaços (quadras, ginásios, piscinas e outros), onde funcionam também os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Prova Específica para o curso de Bacharelado em Dança:
O Teste de Habilidade Específica para o Curso de Dança – UFRJ foi criado para selecionar, dentre os candidatos ao vestibular, aqueles que possam ingressar em aulas práticas de técnica de dança. Para isso é verificado se o candidato apresenta alguma vivência corporal que o permita acompanhar o processo de formação de Intérpretes e Coreógrafos. Como o curso não se segmenta em estilos de dança e tem seu foco na dança contemporânea, não é necessária nenhuma formação específica.
O THE procura verificar a familiaridade do candidato com o universo da dança e assim, divide-se em três etapas:

  • Entrevista (escrita) sobre questões relativas à visão que o candidato tem sobre o universo da dança.
  • Prova de seqüência coreográfica, passada pelos professores e executadas individualmente pelos candidatos. Nesta são observados a capacidade de memorização da seqüência e percepção de ritmo, espaço, forma, dinâmica e tempo;
  • Prova de improvisação - improvisação em cima de um tema musical sorteado na hora (MPB, Pop, músicas eruditas, regionais, etc.) em torno de um minuto.