Dr. Maurício Leal Rocha, professor e pesquisador da EEFD-UFRJ e o Projeto Brasil: marcos da história da Educação Física no país.

Há quase 40 anos, um projeto inovador marcou a história da educação física no Brasil. Como protagonista, os próprios brasileiros. Como autor, Dr. Maurício Leal Rocha, professor da Escola de Educação Física da UFRJ. Maurício, falecido em julho de 2011, dedicou a sua vida ao trabalho e foi o introdutor de importantes áreas de conhecimento, como exemplo, a medicina desportiva no país.

Prof. Maurício Rocha, na juventude um atleta praticou esgrima, boxe, judô, remo, natação, pólo aquático, hipismo. Mantinha uma alimentação balanceada e sua vida foi dedicada ao trabalho e a família.

Sempre valorizando a área da saúde e como egresso de uma especialização realizada na Suécia, o professor Maurício Rocha introduziu no país a ideia de grupos de pesquisa, tão comum nos dias de hoje. Seu objetivo foi aprofundar os conhecimentos nas áreas de saúde e qualidade de vida, assim como a linha escandinava, com a qual teve contato durante a especialização.

Na década de 1970, todos os alunos que ingressavam na Universidade do Brasil, atual UFRJ, passavam pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício (Labofise), coordenado pelo Dr. Maurício, para medições antropométricas. A meta do professor foi obter uma amostragem significativa de jovens para, no futuro, possibilitar o traçado de perfis antropométricos e fisiológicos dos alunos que ingressavam na universidade. Com este pensamento, Maurício iniciou, alguns anos depois, a principal pesquisa de sua vida: o projeto Brasil.

O Projeto Brasil propunha o deslocamento para cidades do interior do país em busca da descoberta do homem brasileiro em termos de aptidão física. Dr. Maurício e sua equipe viajaram por diversas cidades, como Volta Redonda (RJ), Itapira (SP) e Londrina (PR) entrevistando e examinando as populações locais a fim de se identificar a aptidão física do homem brasileiro.

"O Projeto Brasil foi um levantamento de diversas variáveis fisiológicas, morfológicas e de desenvolvimento motor em mais de 20 cidades do interior do Brasil. Na época, acreditava-se que as pessoas do interior tinham uma boa aptidão física em decorrência das condições socioeconômicas, porém, isso não foi observado nos resultados da pesquisa. Ele foi o primeiro a fazer um estudo populacional voltado para a aptidão física da nossa população”, explicou o professor de educação física da Universidade Gama Filho (UGF) e ex-aluno do professor, Paulo Sérgio Gomes.

Além do Projeto Brasil, Prof. Maurício foi pioneiro também na área de medicina desportiva. Após receber educação escandinava, ele trouxe ao país conceitos importantes de medicina e treinamento desportivo e de esporte ligado à qualidade de vida.

Cláudio Gil Araújo, médico e ex-aluno do professor Maurício acrescenta:
"Acho que o professor Maurício teve um papel muito importante em trazer à tona a fisiologia do exercício. Essa visão de olhar o atleta como exemplo de saúde, bem como a visão de que pessoas com algumas doenças podem praticar exercícios".

Um dos grandes méritos do professor foi introduzir temas inovadores na educação física da época. Maurício trouxe à área os conceitos de multidisciplinaridade e a integração entre educação, pesquisa e extensão, hoje pilares da UFRJ.

"As pessoas têm medo da coisa nova. A expectativa da coisa nova é sempre algo complicado. O professor Maurício foi realmente um desbravador. Ele falava de alguns aspectos da fisiologia do exercício na década de 1980 que as pessoas não entendiam. Ele tinha uma visão muito à frente das pessoas. O Maurício Rocha deixou um legado na nossa área”, ressaltou o professor Paulo Sérgio, lembrando que Maurício Rocha contou com o apoio decisivo da Profa.  Maria Lenk, naquela época,  diretora da Escola de Educação Física e de Desportos (EEFD).

O legado de Maurício foram seus 'filhos' acadêmicos.

Inegavelmente o Dr. Maurício Rocha deixou um legado maior do que seus próprios trabalhos e pesquisas. No Labofise ele desenvolvia cursos de pesquisador e assistente de pesquisa e conseguiu reunir alunos que, futuramente, seriam alguns dos acadêmicos mais brilhantes de suas gerações.

Com a fama de multiplicador do conhecimento, Prof. Maurício Rocha teve como seus alunos no Labofise grandes nomes, a exemplo de Eduardo De Rose, referência no mundo todo na área de anti-doping, e Cláudio Gil Araújo, médico criador do Flex Teste, exame amplamente utilizado por profissionais de educação física.

"Ele brinca que somos filhos dele. Já estamos nos bisnetos do doutor Maurício. Ele me deu as ferramentas iniciais para que eu pudesse me desenvolver na carreira. Como o gosto pela investigação, a perseverança e a curiosidade científica", disse Paulo Sérgio Gomes.

A principal contribuição do professor Maurício foi deixar um referencial de trabalho para o desenvolvimento das pesquisas nas áreas de fisiologia do exercício e medicina esportiva, finalizou Cláudio Gil.

Por: Pedro de Figueiredo