Alerta sobre e-mail falso

Data:
09.10.12
Data de Expiração do Aviso:
18.11.12

Alerta sobre tráfego de mensagens eletrônicas falsas  na UFRJ.  O alerta é válido também para o serviço de correio da EEFD.

SGCOMS
SuperTIC alerta contra e-mails falsos
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ
dmvi@reitoria.ufrj.br

A Superintendência de Tecnologia e Informação (SuperTIC) alerta contra o tráfego de mensagens eletrônicas falsas, enviadas por um suposto “setor de Help Desk da UFRJ”. De acordo com tais e-mails, a ausência da resposta resultaria no “cancelamento da conta do usuário”. A SuperTIC informa que “nunca solicita informações dos seus usuários via e-mail sem um prévio comunicado oficial da instituição, por memorando circular”. Ainda de acordo com a superintendência, “nenhuma equipe técnica de uma instituição que administre um serviço de correio eletrônico precisa solicitar a sua senha para realizar qualquer que seja a manutenção alegada”.
Recentemente, as mensagens causaram danos em diversos computadores de funcionários da universidade. Nas próximas semanas, a SuperTIC, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação (CoordCom) da UFRJ, realizará uma série de ações de forma a orientar os usuários dos serviços de tecnologia da universidade.