Mostras

2ª feira, 08 de dezembro - 19h

68 À VERA

Direção: Marta Peres
Trilha sonora original: Marcus Vinicius Machado
Figurino: Claudio Serra
Assistente de coreografia: Claudia Horta
Costureira: Maria Amélia
Contra-regra: Andrea Laurita
Assistente de direção: Fernanda Abreu
Cantora: Priscila Barreto
Elenco: Carina Barreto, Carolina Fajardo, Diana Costa, Érica Gonzalez, Marcela Brasil, Mariza Xavier, Thaiana Borges, Yasmin Lage.
Crianças: Luiza Marcolino, como Vera, e Juca Peres Barros

O roteiro do espetáculo 68 à Vera inspira-se na História do Brasil da década de 1960 e tem como fio
condutor a vida da guerrilheira Vera Silvia Magalhães, única mulher a
participar do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick. Em
1968, o mundo vivenciou uma eclosão de movimentos libertários. Seja
defendendo bandeiras no campo político, da cultura ou do comportamento,
a juventude foi às ruas para contestar os valores e práticas, entrando
para a História como a geração que abalou as estruturas conservadoras
da época. O espetáculo 68 à Vera está em sintonia com
o envolvimento da UFRJ nas iniciativas voltadas para a rememoração
reflexiva dos eventos de 1968. A concepção coreográfica é coletiva,
valorizando o conceito de bailarino-criador. Além disso, tomando como
referência a pesquisa histórica, promove um encontro entre dança,
teatro, artes plásticas e música.

VAI FAZER O QUÊ?

Cia. de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp/UFRJ

Concepção, direção e coreografia: Patricia Pereira
Colaboração artística: Lídia Larangeira
Consultoria temática: Grupo de pesquisa ANIMA
Intérpretes-criadores: Patrícia Pereira/Lara Seidler, Vivian Vieira/Luciana Rodrigues, Shirlene Paixão, Luciana Lima e Malcolm Matheus
Intérprete-estagiária: Caroline Ribeiro
Colaboração na criação de movimento: Bárbara Barros e Elisa Quintanilha
Iluminação: José Geraldo Furtado
Assistente de iluminação: Luciano Mendes
Figurino: Danielle Deo Cardoso
Produção: Dora de Andrade
Assistente de produção: Nathália Martins e Silvana Rocco
Trilha sonora: Carlos Bernardo e Murilo O'Reilly
Programação visual: Bia Junqueira
Preparação corporal: Vivian Vieira e Patrícia Pereira

Vai Fazer o Quê? propõe uma reflexão sobre o tempo livre, acesso aos bens culturais, a tensão entre controle e
liberdade, o sujeito e sua relação com seu lazer. Tendo o indivíduo
como foco, a obra reflete sobre os papéis desempenhados por este diante
de suas possibilidades de interagir com seu cotididano de forma crítica
e poética. Como metáfora do sujeito no seu tempo de lazer, trabalhamos
com o boneco joão teimoso. À medida que esse boneco é animado,
estimulado a experimentar diferentes ações, ampliando seus canais
sensíveis, supomos que se abrem possibilidades de enxergar o mundo de
outras maneiras... Será?

DIÁLOGO COM OS COREÓGRAFOS

3ª feira, 09 de dezembro - 19h30

GRITO
Roteiro e coreografia: Genilson Leite da Silva
Intérpretes: Genilson Leite da Silva e Thamiris Maffita
Trilha sonora: Flor de Lis (Djavan)
Orientação: Mariana Trotta

O Grito é a manifestação de um aluno do Bacharelado em Dança que luta para manter viva sua raiz dançante: a
Dança de Salão. "Por maior que sejam os galhos, quem segura a árvore é
a raiz."

INVASÃO
Roteiro e coreografia: Karina Schweter e Marcia Frey
Intérpretes: Karina Schweter e Marcia Frey
Trilha sonora: *não informada*
Orientação: João Paulo Gross

Indivíduos frequentemente se aproximam e invadem o espaço do outro, atrapalhando sua trajetória.

ALÉM DE...
Coreografia: Bruna Faccini
Intérprete: Bruna Faccini
Trilha sonora: Struggle for Pleasure (Win Mertens)
Orientação: Tatiana Damasceno

Tensão. Resistir ou se entregar? O que o destino nos reserva?

CABARÉ
Roteiro/direção: Marina Giannetto
Coreografia: Rafael Oliveira
Intérpretes: Alexandre Gustavo e Marina Giannetto
Trilha sonora: Sway (The Pussycat Dolls)
Maquiagem: Marina Giannetto
Figurino: Marina Giannetto e Rafael Oliveira
Orientação: Mariana Trotta

Cabaré não tem explicação. É simplesmente... Cabaré!

CAIS
Roteiro, coreografia e direção: Natalia da Costa Moreira
Intérpretes: Camila Bauerfeldt, Camila Coutinho, Daniele Marcelo, Joana e Rosângela Moreira
Trilha sonora: A Sagração da Primavera - 1ª Parte: A Adoração da Terra (Igor Stravinsky)
Cenografia: Natalia da Costa Moreira
Orientação: Marina Martins

Inspirada nas grandes máquinas de um cais do porto, esta
composição coreográfica busca nos corpos os ângulos geométricos, as
tensões, os pesos e os movimentos.

MUITO AFIM
Roteiro e coreografia: Priscila Bonácio
Intérprete: Priscila Bonácio
Trilha sonora: Instrumental (David Quilan)
Figurino: Joseane Rodrigues e Priscila Bonácio
Orientação: Marina Martins

Existe um lugar no íntimo do ser que, investigado e
compreendido, desperta no corpo movimentos capazes de abalar a sua
estrutura e a de outros que se relacionam com ele. O movimento torna-se
afim, íntimo, extravagante! Até que ponto a expressividade é estimulada
e libertada?

MOVIMENTO INTERIOR
Roteiro e direção: Lara Seidler
Coreografia: Lara Seidler, Erika Louise, Fátima Deniane, Luana Nery, Rafaela Oliveira, Simone Marinho, Yasmin Alegre e Clarissa Felippe
Intérpretes: Erika Louise, Fátima Deniane, Luana Nery, Rafaela Oliveira, Simone Marinho, Yasmin Alegre e Clarissa Felippe
Trilha sonora: One (Phillip Glass)
Orientação: Lara Seidler

Pela necessidade do homem de estar, de se posicionar, de desvelar, no tempo
do movimento que escuta, que espera e que opera a alma e a carne.

CINCO
Roteiro e coreografia: Luize Helena Pessanha
Intérprete: Luize Helena Pessanha
Trilha sonora: colagem musical
Orientação: Patricia Pereira

Girar, saltar, cair, levantar, locomover-se, transferir o peso do corpo: os movimentos do corpo como um todo no espaço-tempo.

PARA ONDE?

Direção: Juliana Moura
Coreografia: Juliana Moura e Lueli Cristina
Intérprete: Lueli Cristina
Trilha sonora: *não informada*
Orientação: Tatiana Damasceno

Criado a partir do conto 19 de abril de 1905, do livro Sonhos de Einstein, o trabalho tem como foco a relação de tempo e espaço, que interfere de diferentes formas na individualidade de um corpo.

TABUS
Roteiro e direção: Michel Cordeiro, Carolina Fajardo, e Tayane Valente
Coreografia e interpretação:
Amanda Lima, Bianca Martins, Bárbara Heliodora, Mariana Campos, Lais
Cêl, Jéssica Castro, Iara Santos, Genilson Leite, Monalisa Vargas,
Laine Caiado, Paola Bastos, Charles Di Maria, Mariângela, Camilla
Nogueira, Marcela, Tayana Valente, Carolina Fajardo, Rayssa Bentes,
Hamanda Araujo e Julian Stemmler
Cenografia: Geyse Regato
Trilha sonora: *não informada*
Orientação: Marcus Vinicius Machado

As reflexões desconstruídas criam uma relação com o corpo de
desprendimento das formas. A multiculturalidade passa a chamar-se de
aculturação. Nesse momento, a desistência da existência transcende as
movimentações, permitindo o extracotidiano, a quebra dos tabus.

DIÁLOGO COM OS PARTICIPANTES

4ª feira, 10 de dezembro - 19h30

PORNTUBE
Roteiro e direção: Charles Stuart Di Maria
Intérpretes: Charles Stuart Di Maria
Trilha sonora: várias
Orientação: Marcus Vinícius Machado

Porntube... Não, quero dizer Youtube. Mas desejo destacar que a indústria da pornografia é bem maior que a da dança. Por quê? Mas voltamos ao Youtube. Será uma amostra de vídeo-dança com projeção simultânea de vídeos do Youtube e dançarinos vivos. Dançarinos tentando copiar os dançarinos filmados e colocados no Youtube.

INQUIETUDE
Roteiro, coreografia e interpretação: Priscila Bonácio e Camila Amaral
Figurino: Joseane Rodrigues
Orientação: Marina Martins

Dentro de cada ser humano habitam aflições que desconhecemos. A cada dia
tentamos superá-las. E numa luta constante com o corpo e tudo o que há
no espaço, percebemos o quanto é importante não desistirmos. Assim,
quando encontramos aquilo que procuramos, a angústia dá lugar ao prazer.

INCLUSIVE... A NÍVEL DE DE REPENTE, O QUE IMPORTA É O PRINCIPAL
Direção: Renata Azevedo
Coreografia e interpretação: Fabiana Amaral, Hugo Paixão, Maria Alice Motta
Trilha sonora: *não informada*
Orientação: Maria Alice Motta

Corpos. Livremente encarcerados... Cada qual no seu mundo...
Tão diferentes quanto indiferentes. Uma liberdade simplesmente dada,
que desmorona quando a vida transborda de presença.

INSITE/OUT
Roteiro e direção: Peter Kalivas
Coreografia e interpretação: Rodrigo Rivera e Luisa Sabino
Trilha sonora: Daniel Ruiz
Figurino: Rodrigo Rivera e Luisa Sabino
Orientação: Lara Seidler

*não forneceu release*

MEU ÍNTIMO QUE REAGE A UM SEGREDO
Roteiro e direção: Nathalia Martins
Coreografia e interpretação: Nathalia Martins, Joanna Oliveira e Lueli Cristina
Trilha sonora: Tango eletrônico
Orientação: Marina Martins

O trabalho tem como foco o espaço interno, o contato do
corpo com ele mesmo, a dinâmica que varia de acordo com o sentimento.
Os movimentos são sutis e significativos para cada uma das intérpretes.

LÍTIO
Coreografia e interpretação: Karina Allan
Trilha sonora: Lithium (Amy Lee)
Orientação: Lara Seidler

O lítio era indicado por psiquiatras para o tratamento de
pacientes com mania, depressão e mudanças repentinas de humor. O
trabalho fala sobre como as pessoas que têm essas doenças se sentem e
mostra alguns sintomas.

CARCARÁ
Roteiro, coreografia e direção: Maria Goyannes
Intérpretes:
Anna Flora, Isabela, Geyse Regato, Raissa, Hamanda Araujo, Amanda Lima,
Maria Goyannes, Jéssica, Laíne, Laís, Monalisa, Michel, Tayana Valente,
Kamille
Trilha sonora: Carcará (Chico Buarque)
Orientação: Maria Goyannes

A partir de um ritmo rico e envolvente, inúmeras variações
espaciais tomarão conta da cena. Carcará, um clássico da música
nordestina, será interpretado por alunos do curso Bacharelado em Dança,
a partir de descobertas feitas na disciplina Técnica da Dança A.

ESPERA
Roteiro e coreografia: Bruna Faccini
Interpretação: Bruna Faccini
Trilha sonora: Turn Me On (Norah Jones)
Figurino: Bruna Faccini
Orientação: Tatiana Damasceno

Num turbilhão de emoções, a saudade surge como sentimento de
inspiração, transformando-a em movimentos que a traduzem. Com enfoque
nas voltas, busca-se todos os sentimentos da palavra, associando-a com
o tema.

DANÇA QUE LÁ VEM HISTÓRIA
Roteiro, coreografia e interpretação:
Ana Claudia Pereira, Camila Amaral, Clara Maria Cerezo, Claudinea Clara
Manhães, Cosme Menino de Souza, Cristina Silva, Daianny Silveira,
Dayanne do Carmo, Daniele Cristina Cardoso, Eliza Lopes, Fernanda
Abreu, Flavia da Cruz, Hugo Paixão, Idalina Lopes, Ingrid Lopes, Jardel
Augusto Lemos, Jeane Lima, João Alfredo Valle, Juliana Farias, Karina
Allan, Karina Pereira, Karine Moreno, Laila Maria Alves, Leticia da
Silva, Luciana Pereira, Luisa Dutra, Marcia Maria Girão, Marcia da
Silva, Mariana Rocha, Mariana Yoshida, Mariza do Socorro Xavier, Mônica
da Silva, Neylla da Silva, Patricia Bandeira, Priscila Bonácio, Renata
Azevedo, Renato Nascimento, Rodrigo Rivera, Sacha Flavio, Sebastião
Lima, Sheila Bezerra, Shirlene Paixão, Susana Elaine Araujo, Taila
Borges, Tainá Albuquerque, Thatiana Brito, Yasmin Scovino
Trilha sonora: colagem musical
Orientação: Eleonora Gabriel

Buscando a nós mesmos, chegamos ao popular. Somos o popular
criando alegria, tristeza, verdades e invenções da vida. Dança que lá
vem história! Traz a sua...

DIÁLOGO COM OS PARTICIPANTES

5ª feira, 11 de dezembro - 19h30

TEMPOS CONTEMPORÂNEOS
Roteiro, coreografia e interpretação: Diana Costa
Trilha sonora: Rand (Frank Bretschneider)
Orientação: João Paulo Gross

A criação é inspirada na gestualidade adquirida pelo surgimento das
máquinas no século XIX (Revolução Industrial), que influenciou o
cenário da dança em meados do século XX. Surgiu da união da pesquisa do movimento maquinal acrescida da variação de dinâmica e do estudo do
filme Tempos Modernos, que retrata criticamente a realidade da época.

FRAGMENTOS
Coreografia e interpretação: Rodrigo Rivera
Trilha sonora: Amoir Tobin
Orientação: *não informada*

Articular o Corpo e suas partes no intuito de subverter formas e buscar novas
possibilidades para o corpo. Fragmentar, articular, subverter são
estímulos/palavras que norteiam este solo.

TODO
*não forneceu ficha técnica e release*

LINHAR
Direção e coreografia: Marcela Brasil
Intérprete: Shirlene Paixão
Trilha sonora: Trilha do filme Diários de Motocicleta
Orientação: Tatiana Damasceno

Cor, linha, espaço, tempo.

POR ESTA TODAS AS FORMAS SÃO VISTAS
Direção de pesquisa de movimento: Carmen Luz
Concepção e interpretação: Victor D'Olive
Trilha sonora: Trilha do filme Diários de Motocicleta
Orientação: Katya Gualter

Em Por Esta Todas as Formas São Vistas, a perspectiva coreográfica se desenvolve a partir de sugestões espaciais elaboradas pelo público, o que desloca o intérprete a renovação constante de lugares já conhecidos, mas ainda não percorridos, ensaiados, testados ou experimentados.

DE QUE LADO EU DANÇO
Roteiro e direção: Ralcicléa Rosa
Coreografia e interpretação: Camila Amaral, Fabiana Amaral, Joseane Rodrigues, Hugo Paixão, Priscila Bonácio, Renata Azevedo e Ralcicléa Rosa
Trilha sonora: Sakamoto
Orientação: Patricia Pereira

Corpo que dança, que cria, que transforma, que recria, que
molda. Corpo que forma um intérprete que dança, que agrega histórias.
Corpo que exprime a poesia através do dançar.

DIÁLOGO COM OS PARTICIPANTES