Projeto Brincando

1. O Projeto­

   O projeto “Brincando dentro e fora da Água”(1991) resulta da junção de dois projetos: o “Brincando na Água”(1986) e o “Recrecheação”(1987). O primeiro foi criado por professores do Departamento de Corridas, preocupados com a semelhança existente entre as aulas de natação dirigidas à criança e ao adulto, o que foi comprovado naquela época, em dissertação de mestrado apresentada por Ramos (1983). A união dos referidos projetos possibilitou a ampliação do atendimento dado pela EEFD às crianças da creche da UFRJ (atualmente denominada Escola de Educação Infantil da UFRJ), na medida em que estendeu o trabalho por todo o ano letivo ao introduzir atividades fora da piscina durante os meses de inverno. Atualmente, o trabalho encontra-se restrito à Natação e à Ginástica Artística.

Veja a reportagem no "Olhar Virtual".

2. Objetivos

      O Projeto visa proporcionar à criança da Escola de Educação Infantil a multiplicação de suas experiências psicomotoras, através do contato com o espaço e os materiais da GA e da Natação. O contato com o meio aquático possibilitará também aos pré-escolares a descoberta de formas de sustentação e propulsão que contribuirão para a sua segurança e autonomia na água. Objetiva, ainda, dar a oportunidade ao aluno de Licenciatura em Educação Física de atuar em processos de ensino da natação e da ginástica artística com crianças, construindo e aplicando metodologias de ensino adequadas às necessidades dessa faixa etária. Para os professores das disciplinas Fundamentos da Natação e Aplicação Pedagógica da Ginástica Artística, a importância do projeto reside no fato de haver a criação de um espaço real de troca entre a Universidade e a Escola de Educação Infantil, permitindo a constante reformulação das referidas disciplinas.

3. Metodologia

“Brincando dentro da água”:

   O meio líquido,  fonte de nossas primeiras experiências sensoriais, exerce sobre a criança um grande fascínio, além de lhe oferecer novas e enriquecedoras possibilidades de ação, permitindo vivenciar movimentos e sensações que não são possíveis fora dele. Inspirados na filosofia da Prática Psicomotora Aucouturier (Aucouturier, 2007), e nos estudos de Carvalho (1982), com o intuito de favorecer a ação da criança no espaço aquático, as atividades são organizadas em forma de circuitos, aulas temáticas e brincadeiras. Através de diferentes materiais, as crianças podem equilibrar/desequilibrar, subir/cair, trepar/pular, rodar/balançar, saltar em profundidade, prender/soltar, encher/esvaziar, afundar/emergir, fechar/abrir os olhos e flutuar/deslocar-se.

   Para cada criança haverá um aluno da EEFD, supervisionado pela professora da disciplina Fundamentos da Natação, que a acompanharão durante toda a aula e serão responsáveis por sua segurança.

“Brincando fora da água”:

   A visão, a percepção labiríntica, a cinestesia e o tato estão intimamente relacionados com os conjuntos gestuais vivenciados na ginástica artística, permitindo o aperfeiçoamento de aptidões motoras. Com a tomada de consciência progressiva, através dos movimentos e deslocamentos de seu corpo, a criança irá incluir-se no espaço-atividade próprio da ginástica, constituído de quadros sensoriais ordenados. O contato com o ginásio de GA visa possibilitar a organização espaço-temporal da criança dentro do ambiente gímnico. Para tal, serão realizados jogos e brincadeiras utilizando seus aparelhos próprios, tanto oficiais quanto auxiliares. No decorrer da aula de GA, a criança irá experienciar o equilíbrio, o desequilíbrio, a segurança, o risco, enfim, o reagir diante de novas e desafiadoras situações. Também será estimulado o respeito às regras ao próximo, às diferenças individuais, assim como a interação social, através de atividades em pequenos e grandes grupos.

   No ginásio de Ginástica Artística, para cada grupo dequatro crianças, haverá dois alunos da EEFD que as acompanharão durante toda a aula, supervisionados pelo professor-coordenador, os quais serão responsáveis pela segurança das mesmas.

4. Público Alvo

Alunos da Escola de Educação Infantil da UFRJ, de 4 a 6 anos.

5.Coordenação

Coordenadora Geral e Coordenadora da Natação-  Profª. Ms. Márcia Fajardo de Faria

Coordenador da Ginástica Artística-  Prof. Ms. Mario Albuquerque Tomaz

6. Contato

Endereço eletrônico: brincando[ARROBA]eefd.ufrj.br
Telefone: (21) 2562-6808/ 6809
Localização: UFRJ - Prédio da EEFD - Campus da Ilha do Fundão
                    Escola de Educação Física e Desportos -  sala 221 e 225
                    Avenida Carlos Chagas Filho, 540.
                    Cidade Universitária- R.J.- CEP: 21941-599